O jornal Lance! demitiu na última quinta-feira(25/9) cerca de 30 jornalistas – número de profissionais que representa quase a metade da redação do noticiário esportivo no Rio de Janeiro. Além destes também foram dispensados correspondentes e um colunista em São Paulo.
O presidente do Lance!, Walter Mattos, divulgou uma carta no final da semana passada na qual expõe as razões que levaram o jornal a mandar embora os profissionais. Dentre os motivos estaria a adequação das exigências dos novos tempos e ao “boom” das plataformas digitais.
As demissões no jornal acontecem em meio a um processo de negociação para o cumprimento de direitos básicos dos empregados. A empresa é acusada de manter os jornalistas sem controle de ponto, sem a folga semanal, sem o pagamento – há anos – da participação nos resultados da empresa, e ainda em péssimas condições de trabalho, com infraestrutura precária, sem ergonomia e falta de equipamentos de proteção individual (EPI’S). Uma Mesa Redonda no Ministério do Trabalho está em vias de ser agendada junto ao Lance!. Esta será a terceira reunião entre o MT e o jornal. (Com a ABI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário