Segunda quinzena de outubro será marcada por atividades em diversas partes do país
Dois meses após a realização do Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu entre os dias 8 e 10 de agosto no Rio de Janeiro, os Comitês Estaduais em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, já! se preparam, através da articulação entre diversas entidades sindicais e movimentos socais, para a construção dos Dias de Luta nos estados, que devem acontecer na segunda quinzena de outubro.
De acordo com Giovanni Frizzo, 1º vice-presidente da regional Sul do ANDES-SN e um dos representantes da entidade no Comitê Executivo Nacional da Campanha 10% do PIB para a Educação Pública, Já!, a ideia é que “os comitês estaduais, na segunda quinzena de outubro, tenham autonomia para organizar os atos nos estados em defesa da educação púbica e gratuita e pelos 10% do PIB para a educação pública, já!”.
Segundo Frizzo, a intenção é não somente de promover as manifestações estaduais, mas especialmente constituir os comitês locais onde essa articulação ainda não foi possível, com o intuito de que os atos possam catapultar a organização dos comitês estaduais para dar sequencia ao processo de organização no próximo período.
O diretor do ANDES-SN destaca a importância da articulação nesse momento, pois em 2015 está prevista realização dos encontros estaduais e regionais preparatórios para o segundo Encontro Nacional de Educação, programado para 2016.
Para reforçar junto às seções sindicais e secretarias regionais do ANDES-SN a importância da participação ativa na constituição dos comitês estaduais na construção dos atos, a diretoria do ANDES-SN encaminhou a circular 182/2014 na qual orienta e pede “o maior empenho possível para a articulação ou re-articulação dos Comitês Estaduais em defesa da Educação Pública, visando a realização, nos estados, de um dia de Luta em Defesa da Educação Pública, aprovado para a segunda quinzena de outubro”. O documento reforça a circular 175/2014, enviada em 19 de setembro, através da qual foram divulgados o cartaz do Dia de Luta e o vídeo do Encontro Nacional de Educação.
Frizzo ressalta que o Dia de Luta, encaminhamento do ENE, foi incorporado na agenda de lutas do ANDES-SN por deliberação do 59º Conad e ratificada na última reunião do Setor das Ifes e no XII Encontro do Setor das Iees/Imes. O 1º vice-presidente da regional Sul do Sindicato Nacional complementa que a próxima reunião do Comitê Executivo Nacional já deve apontar novas ações em defesa da Educação Pública de qualidade e na luta pelos 10% do PIB para a Educação Pública, já!.
“A gente tem a previsão de fazer a próxima reunião do Comitê Executivo Nacional no dia 8 de novembro, quando iremos tratar especialmente de algumas tarefas pendentes como a finalização da cartilha e dos anais, e ainda projetar para o final do ano algumas atividades, já apontando para o início de 2015, pois para o próximo período vai ficar muito a cargo dos comitês estaduais se organizarem para os encontros preparatórios”, explica.
Encontro Nacional de Educação
O Encontro Nacional Educação (ENE), realizado no início de agosto, no Rio de Janeiro reuniu mais de 2 mil representantes de diversos movimentos sindicais, sociais e populares de todo o Brasil, que lutam em defesa da educação pública de qualidade.
Entre os encaminhamentos aprovados no ENE está a realização, nos estados, de um dia de Luta em Defesa da Educação Pública, na segunda quinzena de outubro. O ENE apontou ainda pela realização do II Encontro Nacional de Educação em 2016, precedido de encontros estaduais preparatórios; a manutenção e ampliação do Comitê Nacional em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!; e organização de agenda de atividades e ações como referência para orientação e realização de tarefas que façam avançar a luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário