Nesta sexta-feira (16), os metroviários de São Paulo dão início ao Carnaval 2015, com a roda de samba “Esquentando os Tamborins”, atividade preparatória ao desfile da Banda do Trem Elétrico - o Bloco dos Metroviários & Amigos.
O “esquentando os tamborins”, que começa a partir das 20h, na quadra do Sindicato dos Metroviários (Rua Serra do Japi, 31 - Tatuapé), visa reunir os foliões e prepará-los para o grande desfile, que acontece na sexta-feira (13).
O Bloco, que percorre todos os anos as ruas do centro da cidade, tradicionalmente reúne milhares de pessoas e realiza atividades preparatórias que antecedem o evento. Confira calendário no final.
No ano passado, o desfile reuniu mais de 6 mil foliões e animou a região na sexta-feira de Carnaval, com distribuição gratuita de cerveja e o kit do folião com camiseta, camisinha, confetes e serpentinas.
Os temas escolhidos pela diretoria da Banda sempre prestam uma homenagem, sem afastar-se da atmosfera lúdica que deve permear o fenômeno cultural.
Neste ano, o bloco presta uma homenageia ao personagem Chaves, que marcou gerações, sendo interpretado pelo ator Roberto Bolaños falecido aos 85 anos, em 28 de novembro de 2014.
A concentração para o desfile começa a partir das 19h, na Rua Luiz Coelho, esquina com a Augusta, e de lá segue rumo à Consolação, finalizando na Pça Ramos, em frente ao Teatro Municipal.
Após o desfile, os foliões seguem para a quadra do Sindicato dos Metroviários, onde tradicionalmente é servido o "caldo dos sobreviventes”.
História
A banda do Trem Elétrico foi fundada no dia 06 de Fevereiro de 1984 por metroviários e amigos que, reunidos em um bar localizado na Rua Luiz Coelho esquina com a Rua Haddock Lobo, decidiram assumir o compromisso de levar ao povo paulistano a alegria da categoria metroviária.
Vermelho, azul e amarelo foram as cores adotadas para utilizar em seu estandarte, o desenho de um pequeno trem do metrô com vários instrumentos musicais em sua janela.
Filiado à Associação de Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP), a banda do Trem Elétrico, faz parte do calendário oficial de desfile de Bandas e Blocos Carnavalescos, consolidando a Tradição Cultural do Carnaval de Rua.
Confira a programação deste ano:
banda logo peq16 de janeiro (sexta-feira) – Roda de Samba – Quadra do Sindicato dos Metroviários
24 de janeiro (sábado) – Feijoada com pagode – Área de Lazer do Sindicato dos Metroviários
31 de janeiro (sábado) – Futebol e Roda de samba no Pátio em Itaquera
06 de fevereiro (sexta-feira) – Baile à Fantasia - Quadra do Sindicato dos Metroviários
13 de fevereiro (sexta-feira) - Grande Desfile - Concentração, a partir das 19h, na Luís Coelho x Augusta.
Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário