sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rodoviários de Recife (PE) conquistam 10% de reajuste salarial e encerram greve

                                                             
Os rodoviários de Recife (PE) lutaram e conquistaram o atendimento de suas reivindicações, e decidiram por fim à greve iniciada na segunda-feira (28). A categoria conseguiu 10% de reajuste no piso salarial dos motoristas, cobradores e fiscais. Além disso, conquistou o aumento do vale refeição em 75,43% que passou de R$ 171 para R$ 300, entre outros benefícios.

O presidente eleito e ainda não empossado do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, destacou que “essa vitória é resultado da seriedade e transparência do movimento e representa uma correção a uma injustiça histórica, pois há anos nosso tíquete-alimentação só era reajustado pelo percentual da inflação e nosso movimento, julgado ilegal”, ao jornal O Diário do Comércio

O acordo foi definido em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde de quarta-feira (30), que tratou do dissídio da greve. A conquista está sendo considerada histórica pela categoria, cuja greve foi dirigida por uma comissão formada pelos novos diretores que serão empossados oficialmente em dezembro.

O membro da CSP-Conlutas de Pernambuco, Thiago Santos, destaca que a vitória na greve é política e econômica, pois o movimento grevista conseguiu “colocar contra a parede o governo e a patronal” para arrancar o atendimento de suas reivindicações.

O dirigente avalia ainda que a luta servirá de exemplo para as diversas categorias que farão campanha salarial neste segundo semestre. “Essa conquista vai encorajar a classe a ir para cima e arrancar melhorias reais de trabalho e de vida. Se tornou espelho para que outras categorias, que vão realizar campanhas do segundo semestre furem o bloqueio usado pelos patrões que o quadro econômico está ruim”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário