Lançada na Câmara Municipal de Belo Horizonte a Frente Parlamentar em Defesa do Comerciário (FPC), dia 7 de abril. Segundo o vereador Juliano Lopes (SDD), presidente da Frente Municipal, a iniciativa visa fortalecer o comércio da capital mineira e discutir os interesses dos comerciários e comerciantes, como ambiente de trabalho, mobilidade urbana e meio ambiente.
Com previsão de reuniões mensais e audiências públicas para melhor discussão das questões, a Frente será um Fórum permanente. “Vamos representar os mais de 200 mil comerciários de Belo Horizonte e região acompanhando de perto os interesses da categoria”, disse o vereador.
Com a instalação da Frente Municipal, o Sindicato dos Empregados no Comércio de BH e região, a Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, dão um passo importante no cumprimento da Pauta Mínima de Trabalho estabelecida pela Frente nacional.
O diretor do SECBHRM, João Pedro Periard, avalia com otimismo a criação da Frente Municipal e destaca que a ação do Sindicato já atestou melhorias para a categoria quanto a registro profissional em carteira, ambiente de trabalho adequado, banheiros higienizados, armários, refeitórios e alimentação do trabalhador.
“É necessário também avançar em questões como a jornada de trabalho, uniformes, creches para os filhos das mães comerciárias e, sobretudo, a terceirização, que elimina direitos mínimos do trabalhador”, disse o sindicalista. No dia 8 de novembro de 2013, foi lançada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, com a adesão de 60 parlamentares e coordenada pelo deputado estadual Anselmo José Domingos (PTC).
Voltar
Nenhum comentário:
Postar um comentário