Na reunião de quarta-feira, 04/06, a comissão de negociação da campanha salarial dos jornalistas de jornais, revistas e portais conseguiu quebrar a resistência patronal. Os donos e prepostos das empresas, depois de repetir que os salários serão reajustados apenas pelo INPC, resolveram reconsiderar e apresentar uma contraproposta na próxima reunião que deve ser marcada antes da posse da nova diretoria. A representação patronal também acenou com a possibilidade de negociação empresa a empresa de reivindicações específicas das redações. Desde que não envolva desembolso em dinheiro.
Esse é o momento para as redações listarem suas reivindicações!
Argumentos para negociação
Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Secom em março deste ano, mostra que 25% dos entrevistados leem jornais. É um dado surpreendentemente alto! E mais, a pesquisa aponta que o segmento impresso é o de maior credibilidade. A Associação Nacional de Jornais - ANJ, em seu site, destaca esse ponto da pesquisa e sua relevância. Leitor de jornal é um público qualificado, que prefere essa mídia por sua credibilidade.
Quem imprime credibilidade ao jornal é o jornalista!
A ANJ, na análise de conjuntura dos jornais brasileiros aponta: "O vigor da indústria jornalística brasileira foi atestado pela “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, realizada para a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), da Presidência da República. Segundo essa pesquisa, o brasileiro diz ter maior confiança nas notícias veiculadas pelos jornais impressos (53% dos entrevistados que utilizam esse meio dizem confiar sempre ou muitas vezes), seguidos pelas notícias do rádio e da TV, tecnicamente empatadas com 50% e 49%, respectivamente".
Na mesma análise, a ANJ festeja "Os investimentos publicitários no Brasil tiveram um crescimento, em 2013, expressivamente superior ao PIB, com um aumento de 6,81% em relação a 2012, totalizando R$ 32,2 bilhões (PIB de R$4,84 trilhões), conforme o Projeto Inter-Meios, coordenado pela Meio & Mensagem e auditado por Pricewaterhouse Coopers. O desempenho foi superior à previsão do próprio mercado (de 4,5%) e à inflação (5,91%)".
Dito isso, o Sindicato conclama os profissionais de impressos e portais para que se mantenham firmes na posição da Assembleia que deliberou por ganho real nos salários e que se unam para dar força e apoio à comissão de negociação.
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