A Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital, Litoral e Interior, Assessoria de Imprensa e Internet de 2014/2015 foi deflagrada em assembleias na manhã de segunda-feira (dia 12), na sede do Sindicato e nas Regionais. Foram discutidos os itens que compõem a pauta unificada de reivindicações que serão apresentadas aos patrões na mesa de negociação. A data base da categoria é dia 1º de junho.
A principal reivindicação do item econômico é reposição da inflação (INPC) mais 3% de aumento real, que daria um índice próximo a 10% (o INPC de abril e maio ainda não foi fechado). Entre os itens aprovados na assembleia estão a elevação do piso salarial de 5 horas para R$ 2.900,00; vale-refeição de R$ 21,00; convênio médico: R$ 300 para quem não oferece o benefício; auxílio creche de R$ 400,00 mensais; Auxílio funeral de R$ 4.000,00; seguro de vida de R$ 28 mil; PLR mínimo de R$ 1.000,00 e 15% ao mês de acréscimo no salário para repórter fotográfico ou cinematográfico que usa equipamento próprio no trabalho.
Internet
Nas assembleias, foram discutidas também questões para quem trabalha em Assessorias de Imprensa e Internet. O Sindicato desta vez, vai reforçar a Campanha junto a jornalistas que atuam nos portais. Trata-se de uma luta difícil, um vez que os patrões deste segmento não registram como jornalistas os profissionais que efetuam os conteúdos dos portais e, não adotando a Convenção Coletiva da categoria, eles muitas vezes trabalham com perdas, não apenas no piso salarial, como também na jornada de trabalho e em outros benefícios.
Desde 2011, a direção do SJSP tenta negociar com representantes do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (SEINESP). Em uma das reuniões, o então presidente da entidade patronal, Roque Abdo, disse que a função de jornalista não faz parte do quadro profissional das empresas de internet.
Estas empresas estão enquadrando os jornalistas de maneira equivocada. "A forma de corrigir este erro é a realização de uma convenção coletiva para os jornalistas que trabalham na área. Nossa intenção é regularizar a situação" diz o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto).A negociação com empresários do sindicato patronal de Internet faz parte da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2014 e o Sindicato não medirá esforços para avançar na negociação deste segmento, mesmo que seja necessário apelar para medidas judiciais.
Os jornalistas que prestam serviço para as empresas de internet precisam estar atentos e reforçar a Campanha Salarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário